domingo, agosto 08, 2010

ALGUMAS MEDIDAS DE SEGURANÇA

Dicas do dia

Este pequeno artigo não é um manual de precauções de segurança. É sim um pequeno ajudante de memória. Muitas vezes por distração acontecem situações dramáticas que podem alterar as nossas vidas em segundos. Olhe por si…

O que não deve fazer

  • Não retire repentinamente a tampa de qualquer sistema de refrigeração. Cubra-a sempre com um pano e retire a tampa lentamente, de modo a não se queimar. Esta regra normalmente aplica-se a sistemas de refrigeração líquida mas também é válido para mudanças de óleo.
  • Nunca toque em qualquer parte mecânica da moto, por exemplo o motor, até que a máquina tenha estado um determinado tempo a arrefecer. Pode causar queimaduras graves.
  • Não respirar o pó do sistema de freios. É prejudicial à saúde principalmente se sofre de algum problema pulmonar ou respiratório. É aconselhável uma máscara protetora.
  • Nunca faça uma transferência de fluídos tóxicos como gasolina, óleo de freio, utilizando mangueiras e fazendo sucção com a boca. Se algum destes fluídos entrar em contato com a pele, lave-se imediatamente.

Não deixe no chão óleo, gasolina, ácido da bateria, ou outros líquidos escorregadios. Limpe o chão ou use areia para ajudar a "ensopar" o material. Pode ferir-se gravemente ao escorregar nestas substâncias.

  • Não deixe crianças ou animais inadvertidamente perto da sua moto.
  • Não levante pesos com os quais não pode (motores, etc)
  • Não encha os pneus acima dos valores recomendados. Podem arrebentar violentamente.

O que pode fazer

  • Use proteção para os olhos quando estiver que trabalhar com instrumentos como máquinas de soldar, etc.
  • Use um creme nas mãos antes de começar tarefas como mudança de óleo. Protegerá as mãos de infecção caso se corte e torna a limpeza muito mais fácil. Mas depois da aplicação do creme deve certificar-se que as mãos estão secas e não escorregadias para não provocar acidentes desnecessários.
  • Antes de começar a mexer na moto retire o relógio e os anéis. Não deve usar roupas largas e se o cabelo for comprido deve estar amarrado.
  • Mantenha a área de trabalho limpa e organizada, ou quando menos esperar estará tropeçando nas ferramentas.
  • Peça a alguém que de vez em quando se certifique que tudo está bem consigo quando estiver que trabalhar sozinho na moto.
  • Trabalhe numa seqüência que seja lógica para si. Depois de acabar o seu trabalho verifique que todas as peças estão corretamente instaladas e apertadas. Pode poupar muitos infortúnios a si e à sua máquina.

FOGO - a gasolina é altamente inflamável. Nunca fume ou faça outro tipo de chama enquanto trabalha na sua moto. Mas existem outros perigos. Uma faísca causada por duas superfícies de metal em contacto ou por eletricidade estática no seu corpo pode originar um vapor a gás que num espaço fechado é altamente explosivo. Desligue os fios da bateria sempre que estiver que trabalhar em qualquer parte do sistema de combustível ou elétrico. É aconselhável que ter um extintor no local onde trabalha na moto. Nunca tente apagar um fogo de origem elétrica ou ateado por combustível com água.

A BATERIA - Nunca provoque uma faísca ou permita uma fonte de luz perto da bateria. Ela liberta uma certa quantidade de gás que é altamente explosivo. Não carregue a bateria por um período de tempo excessivo. Corre o risco da bateria queimar. Cuidado com o ácido da bateria. Nunca adicione a água ao ácido, mas sim o ácido à água. Proteja-se com luvas e óculos protetores.

GASES - Cuidado com certos gases que, se inalados por um certo tempo, podem causar inconsciência ou até a morte. Nunca ligue a moto num espaço fechado como uma garagem. Os fumos do escape contêm monóxido de carbono em quantidades que podem ser venenosas. Se precisar de ligar a máquina faça-o em espaços abertos.

Alice Machado



Nenhum comentário:

Postar um comentário